Oficina de miniatura de embarcações

De maio de 2013 a de 2014, ocorreram as “Oficinas de miniatura de canoas de boçarda” com o envolvimento inicial de 04 (quatro) filhos pré-adolescentes de pescadores/moradores dos bairros da Prainha e da Praia Grande, além de 03 (três) alunos dos Cursos Técnicos do IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Ainda neste período, as oficinas envolveram mais alunas do Programa Mulheres Mil do IFRJ, por seis meses. E, desde maio de 2015, até hoje, vêm acontecendo novas oficinas de miniatura de “canoas de boçarda” com novos aprendizes inscritos em programas educativos da Superintendência de Cultura da cidade.

O ensino das “Oficinas de transmissão do saber-fazer reparos de canoas de boçarda” é livre e informal, sem a obrigatoriedade da presença continuada. A estratégia adotada, em todas as etapas das oficinas, durante este período, consistiu em estimular o ensino de “miniatura de embarcação”, além de acompanhar as atividades de reforma como observadores e atuantes das práticas executadas pelo “Mestre Chonca”.

Memoria Oral