Seja amigo do Museu

SEJA UM PATROCINADOR/MANTENEDOR DO MUSEU ESCOLA NAVAL MESTRE CHONCA

 

O Museu Escola Naval Mestre Chonca inaugurado no dia 21 de setembro de 2016 está localizado na Praia Grande e busca reformar as “canoas de boçardas” (ou “bordada” ou de um “tronco só”) e contribuir para a salvaguarda da pesca tradicional e dos territórios dos “Portos das Canoas” das praias de Arraial do Cabo (RJ). É uma iniciativa em pesquisa social com foco na documentação audiovisual, através do saber-fazer do Mestre Carpinteiro Naval Wilson Luiz da Silva (apelido, “Chonca”), com a participação de membros do grupo autodesignado de “Banco do Pau Mole” além de outros mestres sabedores da cultura popular, pescadores e moradores da cidade. Tem o apoio institucional do ICMbio/RESEMar AC e do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Arraial do Cabo. O seu acervo é constituído por instrumentos, ferramentas, equipamentos e peças antigas da carpintaria naval além de miniaturas de “canoas de boçardas” feitas artesanalmente, entre outros bens simbólicos.

A “sala expositiva” é composta por vitrine com aproximadamente 100 (cem) objetos e 30 (trinta) miniaturas de “canoas de boçardas” emprestadas e/ou doadas por mestres sabedores da cultura popular, pescadores e moradores da cidade de Arraial do Cabo. A “sala expositiva” possui banners adesivados – com imagens e textos históricos -, sobre a pesca de arrasto e o saber-fazer do carpinteiro naval Mestre Chonca. É, ainda, dotada de mídia digital, com aplicativo em tablete com link na internet. Está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 14hs às 19hs. E, no período da manhã, para as visitas agendadas junto às instituições de ensino e de pesquisa.

O Museu Escola Naval Mestre Chonca visa gerar trabalho e renda para os mestres sabedores da cultura popular, pescadores e moradores através da oferta e venda de miniatura de canoas de boçarda. Seja pela realização de oficinas de miniatura de “canoas de boçarda” com o objetivo de ampliar a coleção de embarcação tradicional para o Museu; seja pela encomenda e venda com o compartilhamento de trocas de conhecimentos, de habilidades e de maestrias entre os participantes. Uma outra ação relevante será o incentivo ao desenvolvimento comunitário através de “pacote turístico” e/ou “condução cultural” para moradores e visitantes com ênfase no TBC – Turismo de Base Comunitária. Bem como a continuidade da pesquisa social com novas documentações audiovisuais e a sinalização interpretativa das partes das canoas reformadas e/ou ativas, em cada “Portos das canoas”, por praia, com uso do Qr-code.

A partir de “campanhas” futuras (Crowdfunding) se buscará criar as condições para a realização de reformas de “canoas de boçarda” da cidade; o cercamento e a ampliação das áreas construtivas do Museu, entre outras benfeitorias. Pretende-se, assim, ampliar o acervo, a condução e a educação patrimonial in situ sobre o Museu Escola Naval. As estratégias arroladas, acima, buscam capitanear recursos para suprir os custos operacionais e de custeios do Museu Escola Naval Mestre Chonca. Para o ano de 2017, pretende realizar ações estratégicas de financiamento com patrocinadores/mantenedores através de aporte financeiros das empresas do trade turistico de Arraial do Cabo e região.

Neste sentido, a sua empresa pode ser parceira e mantenedora das ações de salvaguarda do Museu Escola Naval com veiculação publicitária e de comunicação de sua mídia, logomarca e link nas páginas do site do Museu (www.museuescolamestrechonca.com.br) mediante o aporte em cota única ou em 12 parcela mensais, por um ano, renovável.

Todos os serviços e produtos podem ser encomendados, agendados ou acessados pelo e-mail museuescolanaval@gmail.com ou pelo endereço: Museu Escola Naval Mestre Chonca – Rua Epitacio Pessoa (Av. Dr. Hermes Barcelos ) S/N  – Orla da Praia Grande, Arraial do Cabo – CEP 2893-000. Ao lado da escadaria da Praia Grande, nas proximidades do deque dos pescadores.