Kiko

Mestre Kiko

Francisco Ribeiro da Costa Filho (conhecido, como Kiko), nascido em Arraial do Cabo. Desde sempre foi pescador tradicional de pedra, de linha. Entretanto, desde 1979, buscou conciliar a pesca e o trabalho numa empresa de Cabo Frio. É casado com a Dona Sônia Porto Costa.

Seu pai se chamava Francisco Ribeiro da Costa e sua mãe se chama Adelina Maria da Conceição. Ambos nasceram em Monte Alto, no Segundo Distrito de Arraial do Cabo. Seu pai trabalhou até a aposentadoria na Marítima da empresa Álcalis e, saía para pescar vez ou outra. Depois de aposentado começou a pescar com traineira e, também, nas “canoas de boçarda” e de “parlamenta” da Praia Grande.

Kiko começou a fazer as miniaturas de embarcações a partir de 2009 quando trabalhava no Porto de Arraial do Cabo. Trabalha artesanalmente fazendo traineiras, barco à vela, botes e canoas. Para tanto, usa papelão, cola branca, tintas acrilex e pincel (está em busca de pincel mais macio). Têm dificuldades em trabalhar com madeiras, mas acha que é um bom desafio…