Edital Luz Solidária – 2017 – Oficina de miniatura de canoa de boçarda

 

Edital Luz Solidária – 2017 – Oficina de miniatura de canoa de boçarda

 

Resumo:

A proposta “Oficina audiovisual de transmissão do saber-fazer miniatura de “canoas de boçarda” no Museu Escola Naval Mestre Chonca (Arraial do Cabo – RJ)” visa gerar trabalho e renda através da feitura, criação e design de embarcações tradicionais ao envolver, qualificar e destacar com distinção social 10 (dez) “mestres sabedores da cultura popular” (artesãos/artesãs) convidados da cidade de Arraial do Cabo e Região.

Para tanto tem como objetivo estratégico a confecção, criação e produção de 100 (cem) embarcações tradicionais. Sendo que, 20 (vinte) miniaturas de “canoas de boçarda” irão compor o acervo de objetos do Museu Escola Naval Mestre Chonca e as outras 80 (oitenta) miniaturas ficarão à disposição e na posse dos “mestres sabedores da cultura popular (artesãos/artesãs)”, para comercialização (ou não).

A “Oficina” visa, também, qualificar e diferenciar o acervo do Museu Escola Naval Mestre Chonca a partir da transmissão, difusão e da documentação audiovisual do saber-fazer miniatura de “canoa de boçarda”.

Neste sentido, no escopo da metodologia da história oral e de vida, se fará 50 (cinquenta) horas de registro fotográfico e audiovisual, com entrevistas, sobre o processo de feitura, criação e design de miniatura de “canoa de boçarda”. Se enfatizará as distintas formas de expressões dos ofícios, dos conhecimentos, das habilidades, dos gestuais e das maestrias dos “mestres sabedores da cultura popular (artesãos/artesãs)”.

Este material registrado será compartilhado junto ao público através de textos, imagens e audiovisuais do próprio site do Museu Escola Naval Mestre Chonca.