Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular

mestre sabedores da cultura popular

 

Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular

Resumo:

Os Mestres Sabedores da Cultura Popular são como “tesouros humanos vivos” que possuem conhecimentos, habilidades, artes, práticas, ofícios, maestrias e capacidades de transmitir através da oralidade e do saber-fazer, as experiências e as vivências para novos aprendizes visando à formação, a transmissão e o aprendizado em EA – Educação Ambiental, com guiamento pedagógico, para o público de estudantes (crianças, adolescentes e jovens) e na visitação de moradores, visitantes e turistas. Em particular, para os pescadores tradicionais, a restinga, as beiras de praias, os costões e o ambiente marinho ordenam os ciclos e os recursos vitais da pesca na construção das subjetividades e das identidades culturais vinculados às paisagens culturais e naturais.

O Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular toma como pressupostos os vínculos e os sentidos de pertencimento aos lugares; à salvaguarda, preservação e reconhecimento dos saberes-fazeres relacionados à pesca tradicional; a memória coletiva e a oralidade na valorização das diversas manifestações do patrimônio cultural local. A presente proposta tem como objetivo estratégico dar visibilidade pública ao “Circuito” com estruturas interpretativas, expostas como um “pequeno museu”, a céu aberto, fixadas nas paredes (internas e externas) dos paióis, ateliês, oficinas, espaços culturais e nas residências, entre outros, nos bairros e nas praias da cidade.

O “Circuito” é um convite a troca, a vivência e o compartilhar sobre os ofícios, os saberes-fazeres e as maestrias tradicionais. O mesmo está alicerçado em pesquisa social com a presença, envolvimento e a participação de mestres sabedores da cultura popular, pescadores e moradores antigos da cidade. Foi originariamente apresentado na II Semana Fluminense do Patrimônio, em agosto de 2012, com apoio do PNUD/ICMBio/RESEXMar Arraial do Cabo. Este primeiro encontro foi um marco inicial para os distintos mestres sabedores tendo como pressuposto o diálogo aberto, construtivo e interativo com o público da cidade de Arraial do Cabo e das cidades da Região dos Lagos.

O “Circuito”, atual, tem novos aporte do PNUD/ICMBio/RESEXMar Arraial do Cabo e busca envolver inicialmente 10 (dez) grupos e/ou pescadores tradicionais. O desdobramento deste projeto tem o intuito de gerar trabalho e renda a partir da oferta de roteiros em TBC – Turismo de Base Comunitária no compartilhar das experiências e das vivências entre moradores, visitantes e turistas. Sugere-se agendamento prévio, com preço justo, nas visitas individuais e em grupos. Para maiores informações, encaminhar e-mail para: mestresabedores@gmail.com.